segunda-feira, 4 de julho de 2011

Entrevista com a Josy Tortaro

Decidi fazer uma entrevista com a autora brasileira Josy Taro, no qual seu primeiro livro, Marcada a Fogo, será publicado pela editora Literata ainda esse ano. Então porque não conhecer um pouco mais sobre a historia e a autora?


1ª Fale um pouco sobre a sua série de livros.
A saga conta a história de quatro pessoas em diferentes lugares do Brasil que têm suas vidas perturbadas por eventos místicos e sobrenaturais. Cada protagonista terá a influência do elemento que dá título a obra e a história é baseada em suas reações e a descoberta de que existe mais em sua própria vida do que imaginavam. 


2ª De onde surgiu a ideia para escreve-lo?
Queria escrever algo sobre fantasia e misturei alguns componentes para criar uma história inédita que valesse a pena publicar. Meu marido me disse para eu sair da linha ação e partir para a fantasia. Eu não tinha ideia sobre o que falar. A primeira coisa que pensei foi no alinhamento, depois os liguei aos quatro elementos e então a história nasceu e cresceu em minha mente.



3ª Foi difícil escrever "Marcada a Fogo"?
Foi o livro mais difícil porque eu ainda não tinha toda a história em minha cabeça e eu comecei a escrever no impulso, levada pelas ideias que ferviam.

4ª Você já pensou em desistir enquanto escrevia?
Desistir, nunca, mas comecei a reescrever quando cheguei ao capítulo 9 porque estava insatisfeita. Achava q faltava alguma coisa na história. Então, reformulei e construí todo o enredo antes de continuar escrevendo. A partir daí, foi mais fácil.

5ª  Nos fale um pouco sobre "Marcada a Fogo". 
Marcada a Fogo é protagonizada por Tamires do Valle, uma mulher de beleza exótica e passado obscuro. Encontrada nas Cataratas do Iguaçu ainda muito pequena, ela não sabe de onde veio ou quem são seus pais. Apenas uma pedra, chamada ametista, estava junto com ela. Criada em um orfanato, procura incansavelmente saber onde está sua família. Trinta anos se passam e ela construiu uma família com Gustavo do Valle, empresário do setor de bebidas, com quem tem uma filha de dois anos: Sofia. Atormentada por pesadelos constantes, Tamires não sabe o que é sonho ou lembranças. Um alinhamento planetário é previsto por um conhecido astrônomo e ao mesmo tempo, eventos sobrenaturais a confunde e convida a seguir por um caminho sem volta. E nessa jornada, ela descobre o que é ser enganada por quem mais confia. Porém, está disposta a arriscar tudo em busca da verdade sobre si mesma e sobre sua origem.


6ª O que você diria para uma pessoa que sonha em escrever um livro e está para desistir?
Não desista. Escreva. Escrever é o único jeito de escrever. É uma tarefa árdua, mas prazerosa. E leia muito. Pesquise muito também. Em algum momento vai encontrar seu próprio estilo e ficar feliz com seu trabalho. Use pessoas próximas, em quem confia, para ler seu livro. Eles mostrarão as reações de seus futuros leitores e te mostrarão onde está acertando ou errando, consequentemente. Aí estará pronto para mostrá-lo ao restante do mundo.

Jogo rápido, responda com a 1ª coisa q vier a mente:
Uma comida: Macarronada
Um livro: Orgulho e Preconceito
Um sentimento: Amor
Uma cor: Azul
Um filme: Um Amor para Recordar

4 comentários:

  1. Acho ótima a ideia de entrevista escritores, é bom conhecer os criadores de nossos amados livros.
    E saber um pouco sobre um livro que vai ser lançado, desde já desejo sucesso a Josy Tortaro, que esse seja o primeiro de muitos.
    Como magia é sem dúvidas um dos meus gêneros favoritos já estou curiosa,além disso a história parece interessante pelo resumo que fez, vou ficar aguardado o lançamento e espero vê uma resenha dele aqui quando ele for publicado ^^
    ah, já ia esquecendo também adoro o filme Um Amor para Recordar *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Luma, obrigada pela oportunidade de falar sobre minha obra.

    Lidiane, obrigada pelo elogio. Espero que aprecie o livro.

    Bjos.

    Josy Tortaro
    Autora da Saga Os Quatro Elementos

    ResponderExcluir
  3. Acho bem bacana entrevistar escritores, afim de sabermos mais a respeito deles, dos livros que lemos e gostamos, e até mesmo de seu "mundo particular", coisas de que gosta e tudo mais. =)
    Já vi falar destes livros, do "Os Quatro Elementos", e admiro as pessoas que divulgam, e ajudam a literatura brasileira a ganhar um espaço maior. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista!
    Adorei suas perguntas e as respostas da Josy Tortaro.
    Marcada a Fogo, despertou meu interesse e vou quer ler com toda certeza, me deixou bem curiosa pela estória.
    Desejo sucesso para a autora com não só este livro, mas com os próximos também.
    Bjs

    ResponderExcluir